quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

...1.ª prova época 2010...

Realizou-se no passado dia 14 de Fevereiro a 1.ª Prova de Pesca Desportiva, modalidade SARGO, a contar para o Campeonato, patrocinada pela LIBERTY SEGUROS e MANUQUIMICA. Esta prova realizou-se em Santana- Rabo de Peixe, sob condições de mar muito adversas, participando 19 concorrentes, repartidos por 7 equipas. Após as 4h de pesca, foram capturados 10,690 KG de peixe, tendo ficado a classificação por equipas assim ordenada:

1.º TEAM JOSÉ URBANO A com 6,660 KG totalizando 1100 pontos;
2.º TEAM JOSÉ URBANO B com 1,640 KG totalizando 346 pontos;
3.º TEAM OS CAGARROS com 1,340 KG totalizando 301 pontos;
4.º TEAM OS GATOS PRETOS com 1,050 KG totalizando 257 pontos;
5.º TEAM O TASCO com 0,000 KG totalizando 100 pontos;
6.º TEAM OS CALOURAS com 0,000 KG totalizando 100 pontos;
7.º TEAM ANIMA CULTURA com 0,000 KG totalizando 100 pontos.
Como foi a 1.ª prova, a classificação geral por equipas é a mesma acima indicada.

...1.ª prova época 2010...

Como ficou acordado em reunião deste Clube, a época 2010 também terá uma classificação geral individual.
Sendo assim, após a 1.ª prova a mesma ficou assim ordenada:
1.º Ricardo Lopes com 3,360 KG totalizando 1000 pontos;
2.º José Fernando com 1,960 KG totalizando 533 pontos;
3.º Paquete com 1,340 KG totalizando 399 pontos;
3.º José Laurénio com 1,340 KG totalizando 399 pontos;
4.º António Melo com 1,240 KG totalizando 369 pontos;
5.º Pedro Benevides com 0,580 KG totalizando 172 pontos;
6.º Carlos Maciel com 0,470 KG totalizando 140 pontos;
7.º João Maciel com 0,400 Kg totalizando 119 pontos;
8.º Walter Silva com 0,000 Kg totalizando 0 pontos;
19.º António Chora com 0,000 Kg totalizando 0 pontos;
10.º Luís Amaral com 0,000 KG totalizando 0 pontos;
11.º José Urbano com 0,000 KG totalizando 0 pontos;
12.º João Arruda com 0,000 KG totalizando 0 pontos;
13.º José Raposo com 0,000 KG totalizando 0 pontos;
14.º Sandro com 0,000 KG totalizando 0 pontos;
15.º Francisco Gata com 0,000 KG totalizando 0 pontos;
16.º Carlos Lima com 0,000 KG totalizando 0 pontos;
17.º Ernesto com 0,000 KG totalizando 0 pontos;
18.º Pedro Moniz com 0,000 KG totalizando 0 pontos.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

...Próximas postagens...

Tirar o cheiro da sardinha das mãos, retirar o brilho das chumbadas, a montagem de bóia de correr, engodo, entre outros, serão as próximas postagens que aqui iremos publicar.
Boas pescarias.

...Curiosidades VII- Montagem pesca fundo rochoso...


Após o destorcedor, as linhas devem ser o mais invisíveis possível tipo fender da colmic, as espessuras dependem do estado do mar mas em geral 0,35, e 0,26 para os empates, o tamanho do empate depende do estado do mar se este estiver calmo podemos aumentar, a distancia da linha do chumbo também deve ser maior ou menor depende dos fundos se são de rocha grande ou pequena, sendo linha maior se a rocha for grande e vice versa, esta linha deverá ser fina (0,20) o suficiente para aguentar tudo esticado até o ataque do peixe, depois deste ferrado deverá se partir (se necessário dar nó cego no meio da linha) ficando assim todo o aparelho e respectivo peixe livres da chumbada. Com a ajuda de um bom carreto conforme o tamanho do peixe, este vem deslizando por cima da água ao ser recolhido. Os clips rápidos são usados de forma a que enquanto um isco está dentro de água, podemos iscar outro empate, depois de recolhido, em vez de tirarmos o peixe e voltar a iscar, puxa-se a mangueira retira-se a laçada com peixe e coloca-se outro empate já iscado é só lançar

...Curiosidades VI (A)- Montagem pesca bóia...


...Curiosidades VI- Montagem pesca bóia...


...Curiosidades V...

FOTO IN: http://www.katembe2.com/


RASCAÇO/ ROCAZ:


Este peixe, comum em Portugal, de aspecto pouco amigável, pertence ao grupo dos peixes escorpião e é geralmente encontrado entre os 15 e os 150m de profundidade.
A sua coloração é variável, predominando as cores fortes como o vermelho e castanho escuro, sendo o mimetismo (camuflagem) a técnica que utiliza para a captura das suas presas – imobilizados no fundo de pedra ou areia e pedra, esperam que uma presa passe perto para a engolirem. A sua alimentação é constituída principalmente por peixes pequenos, cefalópedes e crustáceos.
Grande parte dos peixes desta espécie são venenosos e quando ameaçados protegem-se eriçando os espinhos que têm na cabeça e no corpo. Deve ter-se muito cuidado quando se captura um exemplar, evitando-se as picadas dos espinhos, que são muito dolorosas e, em algumas situações podem ocasionar complicações graves, ou mesmo a morte.
Sem grande interesse para o pescador lúdico/desportivo, o cantarilho da pedra e os rocazes, da mesma espécie do rascasso, são utilizados na alimentação.

...Curiosidades IV...

FOTO IN: http://www.katembe2.com/


PEIXE ARANHA:

Peixe muito vulgar e até frequente na costa portuguesa e também nos Açores, muito conhecido e temido pelos banhistas, pelo facto de ser venenoso. Aparece nas praias, por vezes enterrado na areia a poucos centímetros de profundidade, normalmente na vazante.
Peixe solitário, permanece imóvel no fundo onde, quando se sente ameaçado ou pisado, ergue a primeira barbatana dorsal, na qual os três primeiros raios (de cor negra ou castanha escura) são venenosos, que se cravam no banhista, perfurando a pele e injectando o veneno (por vezes os espinhos partem-se e ficam cravados no corpo do azarado).
Estas picadas provocam dores terríveis e intensas, sendo sempre aconselhável a procura imediata de ajuda médica. Os sintomas gerais são habitualmente moderados, mas nos casos graves pode ocorrer lipotímia, vertigens, náuseas, hipertermia, vómitos, cefaleias, ansiedade, diarreia, sudação, fasciculação dos músculos da extremidade do membro afectado, cãibras generalizadas, dôr inguinal ou axial, convulsões e dificuldade respiratória; ocasionalmente pode haver morte devido a paralisia respiratória. Nas mulheres grávidas pode induzir o aborto. As pessoas reagem ao veneno de acordo com a sua sensibilidade ao mesmo - nos casos de alergia a este a situação pode revelar-se extremamente perigosa.
Sempre que ocorra uma picada, o tratamento imediato consiste no aumento da temperatura no local da picada, quer por imersão do membro afectado em água à temperatura máxima suportável, durante 30 a 90 minutos, quer recorrendo a meios de improviso, como a aproximação de um cigarro aceso, à menor distância que se puder suportar; este tratamento baseia-se na termolabilidade (decomposição por acção do calor) do veneno e só tem interesse se aplicado na ½ hora seguinte à picada. Quando já passou algum tempo entre a picada e o tratamento, é necessário recorrer ao uso de analgésicos sistémicos, salicilatos ou opiáceos (geralmente meperidina), consoante a intensidade da dôr. Se a dôr persistir, pode infiltrar-se a zona afectada com lidocaína ou procaína. Na picada por peixe-aranha não há interesse na abertura da ferida, a não ser que nela fique um resto de espículo, o que é muito raro; assim, o tratamento da ferida limitar-se-á à lavagem e, eventualmente, à irrigação da área e à aplicação de um desinfectante.
Deve ter-se em atenção que também existe um espinho venenoso em cada opérculo branquial, o que pode provocar picadas nos pescadores mais descuidados, sempre que procuram desferrar o peixe. O peixe aranha permanece vivo várias horas depois de retirado da água e a sua picada permanece venenosa mesmo muito tempo depois de morto.
Espécie carnívora, ataca peixes e invertebrados que passem ao seu alcance, pois a sua imobilidade e cor, que o confunde com o fundo, tornam-no quase invisível para as presas. É frequente a sua captura com qualquer isco, sempre que se pesca em fundos de areia. É utilizado na culinária, nomeadamente nas caldeiradas e fritadas.

IN: http://www.katembe2.com/peixes.htm

...Curiosidades III...

INFLUÊNCIA DA LUA NA PESCA

LUA NOVA - 1º dia-Muito bom até às 08h 00
LUA NOVA - 2º dia-Muito bom até às 08h 00
LUA NOVA - 3º dia-Muito bom até às 14h 00
LUA NOVA - 4º dia-Muito bom até às 15h 00
LUA NOVA - 5º dia-Muito Bom até às 15h 00
LUA NOVA - 6º dia-Mau
LUA NOVA - 7º dia-Razoável das 10h às 15h

QUARTO CRESCENTE - 1º dia-Bom de manhã Sofrível à tarde
QUARTO CRESCENTE - 2º dia-Bom de manhã Razoável à tarde
QUARTO CRESCENTE - 3º dia-Sofrível
QUARTO CRESCENTE - 4º dia-Sofrível
QUARTO CRESCENTE - 5º dia-Sofrível
QUARTO CRESCENTE - 6º dia-Muito bom das 14h 00 até à noite
QUARTO CRESCENTE - 7º dia-Razoável todo o dia

LUA CHEIA - 1º dia-Sofrível todo o dia
LUA CHEIA - 2º dia-Mau todo o dia
LUA CHEIA - 3º dia-Muito mau todo o dia
LUA CHEIA - 4º dia-Razoável todo o dia
LUA CHEIA - 5º dia-Bom de manhã - sofrível à tarde
LUA CHEIA - 6º dia-Bom de manhã - sofrível à tarde
LUA CHEIA - 7º dia-Razoável todo o dia

QUARTO MINGUANTE- 1º dia-Bom depois das 13h 00
QUARTO MINGUANTE- 2º dia-Razoável à tarde
QUARTO MINGUANTE- 3º dia-Bom depois das 15h 00
QUARTO MINGUANTE- 4º dia-Sofrível depois das 16h 00
QUARTO MINGUANTE- 5º dia-Bom à tarde
QUARTO MINGUANTE- 6º dia-Razoável à tarde
QUARTO MINGUANTE- 7º dia-Razoável à tarde

...Curiosidades II...

FOTO IN: http://www.mundoeducacao.com.br/


Caravela Portuguesa ou Garrafa Azul (Physalia physalis) é um animal do grupo dos cnidários (anémonas, hydras e corais), de cor azul, rosa, violeta ou vermelha, que flutua na água ao sabor do vento e das marés, porque não tem movimento próprio e aparece em todos os mares tropicais e temperados. O seu corpo é formado por uma carapaça (o flutuador, que é a única parte visível de fora da água) cheia de um gás onde predomina o nitrogénio, e que atinge os 30cm. Logo abaixo desta carapaça há um aglomerado de pólipos de onde saem os tentáculos (filamentos), revestidos por células venenosas urticantes (cnidócitos) que podem ultrapassar os 30 metros e que são utilizadas para a captura de peixes, moluscos e outros destinados à sua alimentação. São estes tentáculos, com milhares de pequenos dardos directamente ligados a cápsulas contendo veneno (neurotoxinas) que, ao serem tocados, injectam o veneno nas presas.

Nas suas deambulações sem rumo, a caravela portuguesa por vezes aparece junto à costa e mesmo nas praias, tanto na água como na areia, constituindo um perigo real para as pessoas. Para os banhistas, mesmo alguns fragmentos da caravela portuguesa encontrados na areia, ao sol, podem ser perigosos, pois basta basta um pequeno toque para que o veneno se propague.A dor provocada pelo contacto com a caravela portuguesa é intensa e semelhante à de uma queimadura, a que se segue um misto de ardor e comichão, náuseas e espasmos, que serão tanto mais graves quanto maior for a área de contacto. A lesão passará depois a ter o aspecto de uma queimadura por ácido.

Sempre que aconteça a infelicidade de ser tocada por uma caravela portuguesa a vítima deverá dirigir-se a um hospital. Para o socorro imediato deve lavar-se a parte afectada com vinagre ou, em alternativa, com água do mar, cobrindo-se a seguir a lesão com areia fina ou pó de talco, sem esfregar. Passar depois uma faca (do lado oposto à lâmina) pelo local como se estive a barbear para retirar os dardos espetados na pele - nunca utilizar água doce ou álcool pois estes aumentam a libertação do veneno
Estes animais, assim como as alforrecas, fazem parte da dieta alimentar das tartarugas marinhas, que são completamente imunes ao seu veneno. Os sacos de plástico atirados para o mar constituem uma armadilha mortal para as tartarugas, que os ingerem, confundindo-os com alforrecas.

IN:http://www.katembe2.com/gazul.htm

...Curiosidades I...

O PEIXE NA ALIMENTAÇÃO

A DIETA MEDITERRÂNICA
Ao estudar os hábitos alimentares das diferentes populações, a comunidade médica internacional verificou que a alimentação dos países costeiros do Mediterrâneo tinha níveis reduzidos de colesterol no sangue e uma baixa incidência de doenças cardiovasculares nos povos mediterrânicos, em comparação com os habitantes da América do Norte e da Europa Central.
É uma dieta baseada em alimentos de origem não animal – como as massas, o arroz, os legumes, os vegetais frescos, a fruta fresca para sobremesa e o uso intenso de azeite como fonte principal de gordura, bem como quantidades moderadas de vinho tinto às refeições, e o uso frequente de peixe, com as suas gorduras insaturadas, que provocam a descida dos níveis de colesterol plasmático (LDL »low density lipoproteins« - o colesterol mau), com a consequente protecção em relação às doenças cardiovasculares e a algumas formas de cancro.
O HDL »high density lipoproteins« é considerado o "colesterol bom" pois é utilizado pelo organismo para expulsar os lípidos da corrente sanguínea - tem, portanto, uma função protectora, sendo o consumo de peixe uma das formas de fazer subir o seu nível.

Assim, a principal forma de combater o aumento de colesterol (hipercolesterolémia) ,é a alimentação correcta e inteligente:
● redução da quantidade de gorduras
● redução acentuada das gorduras saturadas (carne, manteiga, ovos e vísceras)
● utilizar preferencialmente gorduras vegetais (são mono ou poli-insaturadas)
● aumentar o consumo de vegetais (saladas, legumes e fruta)
● aumentar o consumo de cereais (pão integral e preparados ricos em fibras)

● AUMENTAR O CONSUMO DE PEIXE
Este tipo de alimentação deve ser complementada com o combate ao sedentarismo (prática de algum desporto ou actividade física) e correcção de atitudes e comportamentos de risco (tabaco, alcool, stress). Em casos mais complicados pode impor-se terapêutica farmacologica.
O peixe é uma excelente fonte de proteínas completas, ferro e outros minerais, além de conter os ácidos Omega-3, fósforo, iodo, magnésio, cálcio e as vitaminas A, B, D, E e K , componentes responsáveis pela enorme lista de benefícios à saúde que o seu consumo nos traz, sendo aconselhável pelo menos três refeições de peixe por semana. A carne de peixe é macia e facilmente digerível, embora tenha quase a mesma percentagem de proteínas que a carne dos mamíferos e aves.
Em média, 150 gramas diários de peixe fornecem as proteínas necessárias a um adulto de peso médio.

O CONSUMO REGULAR DE PEIXE:

• Diminui o desenvolvimento de doenças do coração e aterosclerose;
• Em idosos, diminui o risco de desenvolvimento da doença de Alzheimer e outros tipos de demência, ao reduzir a inflamação do cérebro e ajudar no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas;
• Provavelmente por motivos semelhantes, proporciona um melhor desempenho escolar às crianças, ajuda a aliviar os sintomas de depressão, como tristeza, ansiedade
e problemas no sono;
• Tem influência no controle da pressão arterial;
• Colabora na coagulação do sangue;
• Alivia os sintomas da artrite reumatóide;
• Protege a pele contra raios UV e inflamações.


PEIXES GORDOS:
A gordura esta dispersa por toda a carne e pele

ANCHOVA
ARENQUE
ATUM
CAVALA
CHERNE
ENGUIA
ESPADARTE
LAMPREIA
MOREIA
SALMÃO
SARDA
SARDINHA
SÁVEL

Os peixes têm geralmente mais água e menos gordura do que a carne, mas o valor nutritivo das suas proteínas é idêntico. A sua gordura é na maior parte, insaturada. Um caso curioso, é o dos caranguejos, que têm uma composição semelhante à dos peixes mais gordurosos (salmão, arenque, sável, sardinha, cavala, corvina e pargo), por isso podem incluir-se no mesmo grupo dos peixes gordos. Estes peixes gordos comparam-se às carnes mais gordurosas em relação ao seu grau de digestibilidade.

PEIXES MAGROS:
A gordura está praticamente confinada ao fígado

BACALHAU
BADEJO
CARAPAU
CARPA
CORVINA
DOURADA
GAROUPA
GORAZ
LINGUADO
PEIXE ESPADA
PESCADA
PREGADO
ROBALO
SALMONETE
TAINHA
TAMBORIL
TRUTA

O bacalhau contém apenas 1% de gordura porque armazena a gordura no fígado (o óleo de fígado de bacalhau), e a solha e o linguado são peixes com baixo teor de gordura (1 a 2 % do seu peso). No lado oposto temos o arenque, o salmão, a sardinha, o atum e a cavala, que na altura da desova podem chegar a ter 25% de gordura.

IN: http://www.katembe2.com/alimentacao.htm

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Reunião

Realizou-se no passado dia 2010.01.20, na sede deste Clube, uma reunião onde estiveram presentes vários sócios.
Um dos motivos dessa reunião foi a apresentação do calendário das provas deste ano, tendo o mesmo sido aprovado unânimamente.
De referir que o campeonato deste ano terá mais duas provas que o do ano transacto, ou seja, 15.
Outro aspecto importante, é que a pontuação deste ano será feita por equipas e individual.
A Direcção deste clube deseja a todas as equipas que participarão no campeonato 2010, um bom ano de pescarias, que corra sem sobressaltos de maior e num ambiente de são convívio.

Balanço do campeonato época 2009

Depois de 13 provas muito bem disputadas, renhidas e bem divertidas, coube aos "Calouras" a honra de vencerem o Campeonato de Pesca 2009.
No total capturaram 116,780 Kgs de peixe totalizando 13332 pontos.
No segundo lugar, a equipa "José Urbano B" com 79,820 Kgs e 10837 pontos, seguida da equipa "O Tasco" com 71,380 Kgs e 9522 pontos no total.
De referir que entre as 7 equipas presentes nas provas pontuáveis para o campeonato, foram capturados 403,620 Kgs de pescado.
Os nossos sinceros parabéns e um muito obrigado a todos.
Findo este campeonato, decorreu no "Restaurante o Carlos" um jantar com as equipas presentes nas provas e alguns convidados, onde se procedeu à entrega dos troféus e lembranças a todos.

Slide