Linhas de
Pesca
D
O diâmetro, espessura, bitola ou grossura da linha é o valor em
milímetros do diâmetro da linha, existem alguns casos, pouco frequentes, em
que este valor é dado em polegadas. Em linhas de um mesmo tipo, o maior
diâmetro proporcionará uma maior resistência, ou seja, aguentará um maior
peso. Quanto maior o diâmetro da linha, maior será sua resistência ao
desgaste, os lançamentos por atrito na cana são de menor distância. Na altura
da escolha é necessário decidir se muita linha ou muita resistência. Quanto maior
o diâmetro maior a resistência, menor o comprimento da linha, menor será a
quantidade de linha que o carreto pode levar.
Resistência
Em função do peixe capturado, a resistência terá de ser maior ou menor. O
peso máximo que uma linha suporta designa-se como resistência da linha é
expressa em Libras (453 gramas) ou Kilos. Na altura da captura o peixe exerce
uma força muito superior ao seu peso bruto, na escolha da linha tenha atenção
a este pormenor.
Tipos de filamento
Quanto ao tipo de filamento existem dois tipos básicos:
·
Monofilamento: São linhas de
apenas um filamento, são normalmente de nylon (poliamida) têm uma
elasticidade de 15% a 30% são as mais abundantes no mercado.
·
Multifilamento: São linhas
trançadas ou fundidas constituídas por vários filamentos unidos, essa união,
proporciona uma linha de maior resistência e peso máximo em relação ás linhas
monofilamento e uma elasticidade menor em relação a linhas de multi
filamento. Também chamadas "linhas fundidas" são concebidas com
vários filamentos colados e não trançados cobertos por uma camada de gel. A
linha multifilamento tem uma resistência muito maior que a de monofilamento
do mesmo diâmetro, o atrito em relação à cana também é maior, deve por isso
ser utilizada com canas cujos passadores resistam a este desgaste.
Memória
Com a utilização continuada, as linhas de pesca têm tendência a ficar com
a forma em espiral por estarem enroladas nos carretos. Designa-se memória da
linha, à maior ou menor capacidade da linha ficar com a deformação em espiral
do carreto. A memória da linha varia em função do material utilizado no
fabrico da linha, quanto menor a memória, menor será a resistência e menor o
desgaste.
Linhas coloridas ou transparentes
As linhas coloridas proporcionam uma maior visibilidade, a pesca com
amostras é importante ver por onde passa a linha ou onde caiem as iscas, a
precisão dos lançamentos é fundamental no sucesso da pescaria. Existem alguns
conceitos errados em relação ao peixe ser ou não incomodado pela cor da linha
e em função disso tocar ou não no isco, na maior parte dos casos (nem todos),
a linha não interfere com a possibilidade do peixe fisgar o isco.
Linhas afundantes
São utilizadas sobretudo quando existe a necessidade do vento não afectar
o posicionamento de todo o conjunto de pesca, é especialmente útil em águas
interiores com corrente na pesca com bóia.
Cuidados com as linhas:
As linhas são afectadas por vários factores externos, temperatura, sal,
ultra-violetas. Uma linha em condições deficientes, fará com que a captura
abaixo do limite de peso suportado pela linha , parta a linha. Um dos
processos mais utilizados para aumentar a vida útil das linhas, é lavar muito
bem as linhas após cada pescaria, mantendo a linha submersa durante várias
horas em água doce sem elementos activos (detergentes, lubrificantes etc
etc).
Testar Linhas
Existe uma tendência natural para o pescador olhar para a linha apenas
tendo em consideração 3 aspecto (diâmetro, preço e resistência à tracção).
Embora estas características sejam fundamentais, não são suficientes para a
escolha mais eficaz. Para uma correcta escolha de uma linha, é fundamental
conhecermos a resistência aos nós, resistência à abrasão e a memória de
linha. Para verificarmos estas características da linha podemos fazer alguns
testes muito simples.
·
Resistência à abrasão: Este teste não é
possível em monofilamentos muito finos porque se partem de imediato, estique
entre mãos 30 cm de fio, com uma faca a 90º raspe fazendo pressão (não muita)
sobre a linha bem esticada. Experimentando várias linhas de diferentes,
verificará que a resistência à abrasão varia consideravelmente.
·
Resistência aos nós: Atar a extremidade
da linha a uma balança de mola, acrescentar peso até partir, comparar com
outras linhas.
·
Memória de linha: Retire uns 2 metros de linha de uma
bobina. Verifique se a linha ao sair se encontra direita ou se tem tendência
a ficar com a forma da bobina. Estique aproximadamente um metro de linha
mantendo-a sobre tensão durante 5 segundos, verifique se a linha assume o seu
novo estado direito ou se continua com tendência a formar espirais.
·
Verificar diâmetro: a maior parte das
linhas, têm um diâmetro um pouco maior do que o indicado pelos fabricantes.
Para verificar o diâmetro sem utilizar um micrómetro ou paquímetro, enrole 20
espiras bem juntas num núcleo circular, verifique o comprimento ocupado pela
linha, divida por 20.
Linhas em função do tipo de pesca
Linha para pesca à bóia
A linha para carretos (molinetes, carretilhas) de bóia deve ser
resistente à ruptura e abrasão. As linhas utilizadas para este método de
pesca são, regra geral, finas e frágeis. Quando a pesca é directa, isto é, o
anzol está empatado directamente à linha do carreto, deve-se ter em conta a
flexibilidade. O isco deve ter um comportamento na água o mais realista
possível, como se não estivesse presa.
Linha pesca ao fundo
Deve ser flexível (para passar nos passadores sem grande atrito), sem
memória (para não ganhar vícios na bobina do carreto), pouca elasticidade
(para se sentir bem o toque do peixe), resistente à ruptura e abrasão (para
durar mais tempo). Algumas destas características são incompatíveis entre si,
por exemplo, se a linha não tem memória, normalmente tem elasticidade. Este
tipo de linha para pesca ao fundo, pode ser a ideal para pesca de praia, mas
não para pesca na zona de rebentação com rochas, onde não é preciso
lançar(arremessar) tão longe. Neste tipo de condições a linha deverá ser mais
forte, suportando melhor o contacto com as rochas
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domingo, 4 de dezembro de 2011
...Curiosidades XVI...
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